18 janeiro, 2006

Vírus H5N1 - e Portugal ??????

Será que Portugal está preparado para fazer face a uma situação como esta?

Laurie Garrett, analista de saúde global: "O mundo não está preparado para uma pandemia de gripe"
Não temos como saber se o vírus da gripe das aves que actualmente mata na Ásia vai evoluir para um vírus transmissível entre humanos. Mas se isso acontecer com o H5N1, que tem uma taxa de mortalidade nunca vista, o mundo não está preparado para os possíveis cenários. Os políticos limitaram-se a presumir que os cientistas apareceriam com uma vacina eficaz e as farmacêuticas comportam-se tendo em conta o potencial de lucro de uma crise de gripe, acusa Laurie Garrett, autora especializa em saúde global e doenças emergentes.
18-01-2006 13:30:00.
Fonte LUSA. Notícia SIR-7654764
Sexta vítima humana na China
Pequim, 18 jan (Lusa) -
Uma mulher de 35 anos morreu de gripe das aves na China, o que eleva para seis o número de óbitos causados pelo vírus H5N1 no país, anunciou hoje fonte do Ministério da Saúde.
A vítima, residente na aldeia de Zhujiaxiang, na província de Sichuan (sudoeste), morreu a 11 de Janeiro, segundo a mesma fonte.
Trata-se do nono caso humano de gripe das aves registado na China, seis dos quais foram mortais.
CM.
Novo caso de gripe das aves na Turquia
Por AFP
terça-feira, 17 de Janeiro de 2006
O Centro de Coordenação para a Gripe das Aves na Turquia confirmou hoje que uma criança está hospitalizada em Erzurum, no este do país, contaminada com a doença.
Este caso eleva para 21 o número de pessoas infectadas com a gripe das aves na Turquia, sendo que quatro delas morreram devido à doença.
Até ao dia 14 deste mês, a OMS contabilizou 79 mortes a nível mundial desde a eclosão deste surto, em Novembro de 2003.O maior número de vítimas concentra-se no sudeste asiático e o país mais afectado foi o Vietname, onde a doença vitimou 42 pessoas. Além das infecções em humanos, a doença levou ao abate de milhões de aves em toda a região.

Inglaterra: 53 aves mortas devido ao vírus H5N1
Por AFP
terça-feira, 15 de Novembro de 2005
Cinquenta e três canários morreram em Inglaterra devido ao vírus da gripe das aves H5N1. As aves estavam em quarentena num centro veterinário desde o mês passado.

Segundo revelou hoje o Ministério da Agricultura britânico, naquele centro veterinário em Essex já tinha sido anteriormente detectado o vírus num papagaio proveniente do Suriname (América do Sul), que acabaria por morrer.O ministério afirmou, contudo, que não é possível determinar se foi aquela ave que esteve na origem da infecção. As 53 aves agora mortas eram provenientes de Taiwan (Ásia).

Sem comentários:

Enviar um comentário