29 julho, 2007

28 julho, 2007

27 julho, 2007

Bola de Neve...





Bola de Neve... que ninguém consegue parar.
O aquecimento global e como consequência as alterações climáticas que se estão a dar, já estão a provocar alterações significativas na economia do dia a dia, basta ler os títulos dos jornais para ficar com a noção que os alimentos básicos estão a sofrer um aumento significativo que ninguém sabe onde vai parar.
Já só falta a cotação na bolsa da água potável....

Alimentos vão ficar mais caros
Aumento do preço dos cereais, utilizados como matéria-prima para biocombustíveis, vão provocar subida do preço de alimentos como pão, óleo, massas, cereais, ovos e carne... (PortugalDiário)



Subida do preço dos cereais vai inflacionar produtos alimentares
"A subida do preço dos cereais em todo o mundo, em resultado da sua crescente utilização para biocombustíveis, vai inflacionar o preço dos produtos alimentares de primeira necessidade, tais como a carne, o pão, o óleo, as massas, as farinhas e os ovos. O alerta é da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA).
...
Recorrendo às recentes estatísticas internacionais da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico e da Organização Mundial de Alimentação, observa-se uma forte subida do preço de produtos essenciais como o queijo, a manteiga, o leite e a carne. Em Itália, por exemplo, o esparguete deverá subir 20 por cento por cada meio quilo já em Setembro." (Publico.pt)



Nos cereais, o aumento é bem evidente: as cotações do trigo e da cevada subiram 47% em apenas um ano, enquanto o milho subiu 32%. Sendo Portugal um forte importador de trigo (mais de 90%) e de milho (50%), a indústria agro-alimentar está a ser muito afectada por estas cotações.
...
Adicionalmente, existem políticas que estão a prejudicar a produção. "A União Europeia obriga a que 10% dos terrenos não sejam cultivados, uma medida tomada quando havia excedentes." Outra razão prende-se com "a proibição de importar milho geneticamente modificado".
O aumento da procura é explicado pelo crescimento da população mundial e também pela subida do consumo em países em desenvolvimento, como a China e a Índia.
Desde o início dos anos 90, este dois países mais do que duplicaram o consumo de óleos vegetais, passando de 12 para 34 milhões de toneladas. Perante a "inquietação" gerada em torno da subida do preço das cereais, o Comité das Organizações Profissionais Agrárias da União Europeia emitiu um comunicado no início do mês a defender que "a política comunitária em matéria de bioetanol não é a causa da situação actual". O clima é o grande responsável, considerou. (DN Online)

24 julho, 2007

21 julho, 2007

Rumores

Noticias vêm, noticias vão, e ficam todos sem saber o que se passa ao certo com a comunidade Portuguesa na Venezuela.
O certo é que varias lojas de ferragem foram encerradas pelas autoridades venezuelanas.

11 julho, 2007

Nem tanto ao mar nem tanto a terra


Biocombustíveis...

O nosso primeiro está todo satisfeito com o desenvolvimento que Portugal leva na área dos biocombustíveis mas......

Há sempre um mas....

Nem tudo são rosas, também há os espinhos.

Assim como o uso dos biocombustíveis reduzem significativamente o aquecimento global podem trazer graves problemas ambientais e económicos.

O relatório apresentado às Nações Unidas alerta que "o crescimento rápido da produção líquida de biocombustíveis colocará demandas substanciais sobre os recursos mundiais de terra e água, num momento em que a demanda por alimento e produtos florestais também se eleva rapidamente".

Mudanças no conteúdo de carbono dos solos e nos estoques de carbono em florestas e charcos poderão eliminar parte ou todo o benefício do biocombustível em termos de redução do efeito estufa

"O uso de monoculturas em larga escala poderá levar a perda significativa de biodiversidade, erosão do solo e sangria de nutrientes", afirma o texto, acrescentando que os investimentos em bioenergia devem ser administrados cuidadosamente, em escala nacional, regional e local, para evitar que problemas sociais e ambientais "alguns dos quais poderão ter consequências irreversíveis"
(Estadao.br.com)

08 julho, 2007

7 Maravilhas da Natureza - 08/08/08


7 Maravilhas da Natureza

New7Wonders of Nature

A partir de Hoje e até ao dia oito de Agosto de 2008, ou seja 08/08/08, altura em que será apurada a lista dos 21 candidatos às 7 Maravilhas da Natureza

A pagina oficial é http://www.natural7wonders.com onde qualquer pessoa pode fazer a sua sugestão, mas dentro de certos parâmetros, definindo claramente um local que não tenha sido criado ou significativamente alterado pelos humanos. Fenómenos naturais não são elegíveis.

Os nomeados terão de entrar em três categorias: local natural; monumento natural; paisagem. Isto é válido para reservas naturas, fjords, grutas, florestas, montanhas, vulcões, desertos, cascatas, entre outros. Exemplos válidos são a ilha Galápagos, o Grand Canyon, as Cataratas de Iguaçu ou o Kilimanjaro.

Hey You

Lua de Saturno


Cassini Finds Hydrocarbons on Saturn's Moon Hyperion

As Sete Maravilhas de Portugal

Mosteiro de Alcobaça,
Mosteiro dos Jerónimos,
Palácio da Pena,
Mosteiro da Batalha,
Castelo de Óbidos,
Torre de Belém e
Castelo de Guimarães.

07 julho, 2007

7 Maravilhas do Mundo


De todas as Maravilhas do Mundo foram estas 7 as escolhidas, tudo uma questão de gosto ( eu diria de população e politica)
Mas como gostos não se discutem aqui ficam.
Bom domingo.


























India - Taj Mahal

















México - The Pyramid of Chichen Itza



















Peru - Machu Picchu


















Italía - The Roma Coliseum























Brasil - The Christ Redeemer
























Jordânia - Petra
























China - The Great Wall of Chine

SOS --- Terra

Educar mentalidades é uma tarefa difícil más por ELA vale a pena tentar.






Um simples interruptor

Qual o seu impacto?







Bom Fim de Semana

Scorpions




Inspirado na wind

06 julho, 2007

Exames Nacionais

Matemática com média positiva pela primeira vez em dez anos.


????

Ciências com as piores médias...

Não dá para entender

Latino America

05 julho, 2007

As Leis de Newton (e ainda hoje se estuda passado 350 anos)

Corria o dia 5 de Julho de 1687, em Londres, quando foi publicada a primeira edição integral dos "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", de Isaac Newton, que estabeleceram a teoria da gravitação universal, as leis da dinâmica e o desenvolvimento da óptica e da teoria corpuscular da luz, a base da física moderna.

Os "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural" são normalmente designados por "Principia" ou por "Leis de Newton". Integram quase todas as áreas da física e da matemática, tal como hoje são concebidas, e deram origem a uma revolução científica apenas comparável à de Albert Einstein, encetada mais de dois séculos depois.

Isaac Newton nasceu no dia de Natal de 1642, há 365 anos, e morreu a 31 de Março de 1727, em Londres. No seu túmulo, em Westminster, o poeta Alexander Pope escreveu: "A Natureza e as Leis da Natureza estavam escondidas na noite. Então Deus disse: 'Faça-se Newton'. E tudo foi iluminado". (Publico.pt)



Depois de tanto tempo, a Leis de Newton continuam a ser validas e em primeira aproximação a descrever os fenómenos físicos existentes sem problema algum. Grande Génio


Bom Tempo



Já sabe bem...






Boa praia para quem pode.

04 julho, 2007

Invocação e dádiva

Se eu te der uma réstia
de um nome longínquo
que sopro receberás nos ouvidos?

Oh vento longo e branco
tu, que atrelas uma maresia
à silhueta de quem viaja,
lembras-te dos reis que feriram a terra
com lâminas de cavalos férreos?

Conta-me
conta-me levantando a terra
as ausências que nos foram berço,
que eu me erguerei nos restos
de uma muralha
para que cantes nos meus
braços abertos
a tua voz de morte

De: Pedro Afonso

03 julho, 2007

7 Maravilhas Blogoesfera


A 100 Sentidos teve esta ideia genial. Nem ela sabe onde se meteu!


Regulamento


1. Podem participar na votação todos os bloggers que mantenham blogues activos há mais de um mês [os outros esperem por outra ideia brilhante que alguém irá ter].


2. Cada blogger deverá referenciar sete nomes de blogs. A cada menção corresponde um 1 voto.


3. Cada blogger só poderá votar uma vez, e deverá publicar as suas menções no seu blog [da forma que melhor lhe aprouver], enviando-as posteriormente para o seguinte e-mail:

7.maravilhas.blogoesfera@gmail.com. No e-mail, para além da escolha, deverão indicar o link para o post onde efectuaram as nomeações. A data limite para a publicação e envio das votações é dia: 01/07/2007.


4. De forma a reduzir alguns constrangimentos [e desplantes], e evitar algumas cortesias desnecessárias, também são considerados votos nulos:

- Os votos dos blogger(s) em si próprio(s) ou no(s) blogue(s) em que participa(m);
- Os votos no blog O Sentido das Coisas.


No dia 7.7.2007 serão anunciados os vencedores e disponibilizadas todas as votações.

Deixo aqui a minha votação, por ordem alfabética, tal como solicitado pela 100 Sentidos.
A Minha Matilde & Cª
Contra Capa
O Jumento
Pequenos Nadas - Gi
Tudo e Nada
A vida de casado

Direitos e obrigações


Direitos e obrigações, sim obrigações.


Todos temos obrigações, só que ultimamente só alguns é que as tem e ainda são penalizados por isso.


Cada vez pior, estudos que não reflectem a realidade do pais são publicados e analisados como se de “verdades” fossem.

"...ainda mais gravosa do ponto de vista das assimetrias: cerca de 40 por cento das famílias portuguesas não pagam IRS porque são demasiado pobres e não podem deduzir..."(Publico.pt)

40% das famílias portuguesas é que pagam impostos, é grave, muito grave, mas quem disse que eram os “ricos” que pagavam impostos? Como é que chegaram a essa conclusão? E serão estes mesmos "ricos" que beneficiam das deduções ficais? quem disse?

"Rico" tem seguro de saúde que cobre tudo. Não vai ao privado porque a lista de espera é enorme, não pede empréstimo para pagar uma operação, não vai ao privado porque tem idade a mais e o SNS não gasta recursos com idosos. E não falo por falar, há milhares de casos por esse Portugal fora de famílias a endividar-se para pagar serviços que o nosso SNS não os consegue fazer em tempo útil de vida ou porque acha que é um dinheiro mal gasto. E a dignidade humana não conta?

"Rico" faz o que lhe apetece.

É ridículo, quem paga impostos também é obrigado a pagar tudo, sendo assim, fica penalizado duas vezes. Quem paga impostos neste pais não tem direito a nada? Só à pagar e calar. É essa à política que o governo quer implementar?

"Rico" tem património mas não tem rendimentos, por isso não paga impostos e faz o que quer e lhe apetece.

"Pobre" não tem nada e ainda recebe por não fazer nada.

E a classe média que suporte tudo isto e não proteste porque senão ainda paga mais.

Onde fica a igualdade de direitos e obrigações?