05 julho, 2007

As Leis de Newton (e ainda hoje se estuda passado 350 anos)

Corria o dia 5 de Julho de 1687, em Londres, quando foi publicada a primeira edição integral dos "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", de Isaac Newton, que estabeleceram a teoria da gravitação universal, as leis da dinâmica e o desenvolvimento da óptica e da teoria corpuscular da luz, a base da física moderna.

Os "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural" são normalmente designados por "Principia" ou por "Leis de Newton". Integram quase todas as áreas da física e da matemática, tal como hoje são concebidas, e deram origem a uma revolução científica apenas comparável à de Albert Einstein, encetada mais de dois séculos depois.

Isaac Newton nasceu no dia de Natal de 1642, há 365 anos, e morreu a 31 de Março de 1727, em Londres. No seu túmulo, em Westminster, o poeta Alexander Pope escreveu: "A Natureza e as Leis da Natureza estavam escondidas na noite. Então Deus disse: 'Faça-se Newton'. E tudo foi iluminado". (Publico.pt)



Depois de tanto tempo, a Leis de Newton continuam a ser validas e em primeira aproximação a descrever os fenómenos físicos existentes sem problema algum. Grande Génio


1 comentário: